8.3.2024

Ser+: Transformando vidas através do protagonismo juvenil

Com a promoção da autoestima e autoconfiança, o Instituto Ser+ visa a inspiração de sonhos para que os jovens possam desenvolver talentos e transformar suas realidades

Escrito por
Wandreza Bayona
fotografia
Oferecido por
Três pessoas em pé uma ao lado da outra durante o tempo de ouro
Foto:
Elizeu Dias/ Unsplash

Os jovens em situação de vulnerabilidade enfrentam uma série de desafios que dificultam seu acesso à educação, ao emprego e a oportunidades de desenvolvimento pessoal. Pouco compreendidos pela sociedade, esses jovens encaram obstáculos, como a falta de recursos financeiros, a violência e a falta de rede de apoio.

Por meio do Instituto Ser+, desempenhamos um papel essencial no resgate do sonho das nossas “juventudes”. Nosso propósito é gerar um impacto positivo e promover transformações significativas na vida dos jovens brasileiros. Buscamos que cada jovem se torne mais feliz, talentoso, autêntico, inteligente e solidário. Queremos que ele alcance seu potencial máximo e seja quem deseja ser.

Em 2023, o Ser+ ampliou sua atuação ao capacitar mais 7 mil jovens, sendo que 74% conseguiram se manter no mercado de trabalho. Estes números vão além de estatísticas, são vidas transformadas, oportunidades concretas que permitem construir caminhos rumo a um futuro mais inclusivo e equitativo.

Por meio de uma metodologia exclusiva, fundamentada em três pilares essenciais - autoconhecimento, autoestima e descoberta de talentos - guiamos os jovens no processo de identificação e desenvolvimento de suas habilidades e potenciais. Os programas educacionais e de capacitação proporcionam aos jovens conhecimentos necessários para se destacarem tanto no mercado de trabalho, como na vida em sociedade.

Em reconhecimento aos nossos esforços, no último ano, tivemos a honra de ser consagrados com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, na categoria Mulheres, com o programa de capacitação New Start, que visa promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades exclusivas para jovens mulheres. Além disso, fomos agraciados pela primeira vez com o Selo da Igualdade Racial, evidenciando nosso compromisso em promover a equidade e a representatividade em nossa instituição.

Nossos dados revelam que, em 2023, 19% dos jovens capacitados são pretos, 37% são pardos, 43% são brancos e 1% são amarelos, refletindo a inclusividade presentes no instituto. No recorte por gênero, os jovens são representados por 64% do sexo feminino, 35% do sexo masculino e 1%identificando-se como transgênero. Esses dados reiteram nosso empenho em oferecer oportunidades igualitárias para todos os jovens.

Para entender como nossa atuação está impactando os jovens, abordamos os alunos dos programas de aprendizagem e projetos, realizando uma pesquisa para entender o nível de satisfação da experiência ofertada pelo Instituto.

Dos 718 jovens que se disponibilizaram a compartilhar suas opiniões, observamos os maiores índices de satisfação em setores fundamentais. Os jovens dos programas de projetos receberam os temas e conteúdos oferecidos com 84% de aceitação.

Já o processo de seleção foi avaliado de forma positiva por 79% dos jovens de aprendizagem. Os serviços oferecidos também receberam avaliações positivas, com 86% de aprovação dos jovens dos programas de projetos e 60% dos aprendizes. E com notável alto nível de satisfação, os educadores registraram a taxa de aprovação de 91% pelos jovens dos projetos e de 69% dos aprendizes em relação ao desempenho desses profissionais.

Para o futuro, o Instituto Ser+ está empenhado em expandir ainda mais seu impacto e criar oportunidades para um número ainda maior de jovens. Temos a expectativa de formar mais de 10 mil jovens em 2024, oferecendo ferramentas e suporte necessário para construir um futuro promissor.

Com iniciativas que referenciam a interseccionalidade, o instituto visa a compreensão e acolhimento das diversidades, e assim impulsionar a construção e realização de projetos de vida, seja através da conquista do primeiro emprego, do empreendedorismo ou do comprometimento com carreiras acadêmicas, artísticas, de pesquisa e no engajamento social.

Gostou das histórias que você viu por aqui?

Inscreva-se para ficar sempre em dia com o melhor do nosso conteúdo
No items found.
escrito por
Wandreza Bayona
Wandreza Bayona
É diretora executiva do Ser+, que desde 2014 atua na criação e desenvolvimento de oportunidades para a juventude.
fotografado por
Wandreza Bayona
voltar ao topo