22.8.2022

A conservação do Pantanal é luta para a juventude!

A luta pela sustentabilidade do Pantanal é primordial para que seus regimes hídricos, de cheia e seca, sejam conservados e toda a sua biodiversidade também

Escrito por
Fridays for Future Brasil
fotografia
TEXTO originalmente publicadO em
Uma vista aérea do rio Amazonas, serpenteando através da densa floresta tropical.
Foto:
Jonne Roriz

*Texto de Gabriel Adami, ativista socioambiental e poeta

O Pantanal está ficando mais seco, isso não é dúvida para ninguém. Desde 1985, a maior planície alagável, o Reino das Águas, perdeu mais de 74% de sua superfície de água, como apontam dados do MapBiomas Água, ferramenta da plataforma MapBiomas. 

A juventude não está para brincadeira. Com todas as políticas de descaso com o Meio Ambiente, não somente no bioma pantaneiro, mas em todos os outros do país, o Projeto Ajuda Pantanal surgiu em 26 de junho de 2021. Após a pior queimada da história pantaneira tendo 26% de seu território consumido pelo fogo, nove participantes do Movimento Fridays for Future Brasil, em parceria com o Instituto SOS Pantanal, decidiram arrecadar mais de 600 mil reais em prol do lar da Juma Marruá, sendo esse valor destinado para a prevenção de incêndios com formação de brigadas, a restauração e regeneração de áreas degradadas, o apoio à comunidades locais e posteriormente, a realização de um documentário sobre o respectivo bioma. 

Em um mundo onde o valor prevalece, ao invés da preservação, a luta pela sustentabilidade do Pantanal é primordial para que seus regimes hídricos, de cheia e seca, sejam conservados e toda a sua biodiversidade também. Talvez, poucos saibam, mas a maior concentração de onças pintadas do mundo é no bioma, no Parque Estadual do Encontro das Águas, em Mato Grosso. Isso mostra não somente o potencial de biodiversidade do bioma, mas o melhor lugar para se avistar fauna silvestre a céu aberto.

Com um lugar tão biodiverso, cheio de história e agora em voga, devido à Novela Pantanal, o bioma realmente precisa ser visto, apreciado e cuidado. A juventude se move a cada dia para isso, existindo diversos coletivos jovens que ajudam na conservação pantaneira, como o próprio Fridays For Future Brasil. Não foi à toa, que nós, do Projeto Ajuda Pantanal, fizemos o evento beneficente ‘’Yaguareté - Jantar Pelo Pantanal’’, reunindo membros de diversos setores em prol de uma só causa: a manutenção da vida na maior planície alagável do mundo.

Um grupo de pessoas posando para uma foto em frente a uma planta.

Contamos com o apoio da marca de cosmético Laces and Hair, sendo o host desse evento especial que estampa a imagem dessa coluna. Além de, claro, termos um cardápio tipicamente da região, com a assinatura do chefe corumbaense Antônio Albaneze, com ingredientes certificados do bioma, como a própria proteína animal, oriunda da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável - ABPO, que une mais de 200 anos de tradição pecuária na bacia do Alto Paraguai com a sustentabilidade de toda uma região. 

Juventude unida é sinônimo de luta. Não é diferente com a luta diária para a preservação de cada centímetro do Pantanal. Infelizmente, o lobby da agropecuária predatória é gigante, promovendo ações que podem futuramente afetar a dinâmica dessa Reserva da Biosfera e importante corredor ecológico. Nossa missão é bem clara, mesmo que singela: arrecadar mais de 600 mil reais através do site ajudapantanal.fund para garantir um Pantanal diverso, rico, sustentável e acessível para todos. 

Afinal, a conservação do Pantanal também é luta para jovens.

Gostou das histórias que você viu por aqui?

Inscreva-se para ficar sempre em dia com o melhor do nosso conteúdo
No items found.
escrito por
Fridays for Future Brasil
Fridays for Future Brasil
Movimento jovem em busca de justiça climática e socioambiental
fotografado por
Fridays for Future Brasil
voltar ao topo